
Processo de Inclusão em uma Escola de Ensino Regular do Município de Nova Olinda-Ceará
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 12 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i12.20027
ISSN2525-3409
AutoresEliane de França Sobrinho, Dennis Bezerra Correia, Cícero Jorge Verçosa, Francisca Sâmara Muniz dos Santos, Rafael Henrique Luciano dos Santos, Ginna Gonçalves Pereira, Jamile Maria Pereira Bastos Lira de Vasconcelos, Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa, Francileide Vieira Figueirêdo, Rivânia Silva Alves, Francisco Diego Pereira, José Aglailson Oliveira da Anunciação, Annayara Suyane Oliveira da Silva, Clêidio da Paz Cabral, Luiz Neldecílio Alves Vitor, Allyson Francisco dos Santos, Jailson Renato de Lima Silva, João Eudes Lemos de Barros, Luiz Marivando Barros, Geórgia Maria de Alencar Maia, Maria Iderlânia de Freitas Sousa, Elizângela Beneval Bento,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente trabalho focaliza o tema da inclusão de alunos com necessidades especiais no processo ensino aprendizagem no contexto escolar do ensino regular. Configura em uma reflexão sobre a educação inclusiva, fazendo uma breve análise do histórico do processo da inclusão dessas crianças na escola. Dessa forma trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como temática central discutir o desafio da inclusão no ambiente escolar, e da reorganização da educação especial e refletindo sobre a importância de uma formação docente que contribua para o desenvolvimento de uma educação que respeite a diversidade. Abordar a trajetória histórica da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, desde os atendimentos segregativos até os processos inclusivos, apresentando alguns conceitos necessários à compreensão do que é educação especial e sobre como são identificados quadros que constituem sujeitos atendidos pela educação especial. Os resultados apontam que, o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
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