Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mineracão de dados da educação básica brasileira usando as bases do INEP: Uma revisão sistemática da literatura

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.118526

ISSN

1679-1916

Autores

Raimundo de Castro Soares, Nelson Weber Neto, Luciano Coutinho, Francisco Silva, Davi Viana, Ariel Soares Teles,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A análise de problemas educacionais brasileiros através da mineração de dadostem se tornado cada vez mais presente em estudos científicos. Neste contexto, esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem o objetivo de identificar os estudos focados em minerar os dados da educação básica brasileira produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Os artigos foram obtidos por meio de buscas em fontes de artigos nacionais e internacionais, retornando um total de 410 estudos, dos quais 19 atenderam aos critérios de seleção. Adicionalmente, buscou-se entender como ocorre o processo de mineração desses dados. Os resultados mostram que os pesquisadores se interessam por esses dados para estudar os problemas da educação básica brasileira, sugerindo melhorias e tomadas de decisão para abordá-los.

Referência(s)
Altmetric
PlumX