Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tombamento da “Goméia”

2021; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 26; Issue: 51 Linguagem: Português

10.52780/res.15084

ISSN

1982-4718

Autores

Edson Farias, Moacir Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A partir do recurso à perspectiva figuracional, este artigo aborda relações contemporâneas entre religião e cultura, mas focalizando o episódio de tombamento como patrimônio cultural fluminense do terreno onde se situou o Terreiro da Goméia, em Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Para isso, são considerados posicionamentos inseridos em circuitos e instâncias de produção simbólica que contracenam na montagem do atual enquadramento de memória relativo à biografia do Tata Joãozinho da Goméia. O objetivo é discutir os fatores sócio-históricos que resultam no equacionamento atual da figura de Joãozinho da Goméia como signo de uma agenda afirmativa da diversidade cultural, porque parece condizer com a divinização da própria diversidade como valor irredutível na qualificação da humanidade e seus atos.

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