
Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
2021; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 30; Issue: 114 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362021002903113
ISSN1809-4465
AutoresLourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoResumo O objetivo desse artigo é refletir sobre os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19, a partir dos dados disponibilizados pelo Portal do Ministério da Educação do Brasil. Utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfico-documental. Constatou-se que o perfil de universidade pública que emergiu dos dados sugere a necessidade de uma mudança no modelo institucional e organizacional, que atualmente acomoda a universidade. Impõe-se que a universidade se reinvente, que se transforme em uma nova instituição, dotada de modelos de gestão atuais, flexíveis e que favoreçam ajustes, posto que tais funcionalidades são mais adequadas à dinâmica organizacional e à gestão de riscos.
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