
Discentes nas aulas online e videoaulas durante a pandemia da Covid-19: Um estudo de caso na relação tempo x dispositivos eletrônicos.
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 12 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i12.20436
ISSN2525-3409
AutoresEderval Pablo Ferreira da Cruz, Geórgia Regina Rodrigues Gomes, Edson Terra Azevedo Filho,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA pandemia da Covid-19 acelerou a adoção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em sala de aula. Porém, diversos problemas ficaram evidentes para os alunos da chamada Geração C, como por exemplo, a fadiga em relação ao acompanhamento das aulas através de telas dos diferentes dispositivos eletrônicos tais como: smartphones, tablets, computadores (Desktop) e notebooks. E essa geração tem como uma das características o consumo de conteúdo no formato de vídeo, porém, de curta duração, objetivos, que busquem solucionar o que procuram, utilizando-se na sua imensa maioria de dispositivos móveis (smartphones e notebooks). Neste trabalho, o foco foi analisar a relação tempo x dispositivos eletrônicos em relação à tolerância no acompanhamento das aulas utilizando de duas metodologias: as videoaulas e aulas online, além de perceber qual é a metodologia que mais os alunos dessa geração se adequaram. Foi realizado um estudo de caso, aplicando-se um questionário aos alunos de diversos cursos e níveis de educação do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina. Os resultados obtidos, que foram estatisticamente tratados, dando maior confiabilidade, mostraram que o tamanho da tela influencia diretamente o tempo de tolerância em acompanhar as aulas sejam em videoaulas ou como aulas online. Percebe-se claramente que existe um gap a ser preenchido no currículo escolar no que tange à adoção de dispositivos móveis e planejamento das aulas utilizando-se desses equipamentos e que levem em consideração as características dos discentes da geração C.Incluir o resumo
Referência(s)