O TABULEIRO DE XADREZ MUTILADO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO SOBRE A MATEMÁTICA E A CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE RECONSTRUÇÃO DO MODELO POR ANALOGIA
2010; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresRonaldo Luiz Nagem, Adelson Fernandes Moreira, Augusto Fachín Terán, Saulo Cézar Seiffert Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho e resultado de uma experiencia de ensino realizada durante um curso para os alunos do mestrado profissional no ensino de ciencias, no ano de 2009. O modelo conceitual apresentado foi reconstruido por analogia, com o diagrama do tabuleiro de xadrez mutilado de Singh. O diagrama fui utilizado para estudar o fazer cientifico e o fazer matematico. Alem do curso, os 19 alunos foram orientados por 21 textos cientificos sobre modelos e 21 textos sobre analogias. O modelo reconstruido foi apresentado, discutido e sistematizado de acordo com a Metodologia de Ensino com Analogia (MECA). Os resultados indicam semelhancas e diferencas entre os dois modelos, discutem a ampliacao de suas caracteristicas, suas possibilidades de recriar e possiveis contribuicoes para ensino de ciencias e o desenvolvimento do raciocinio analogico
Referência(s)