Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relato de pesquisa sobre a inclusão de uma aluna com diagnóstico da síndrome rara de Dandy-Walker

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i12.20431

ISSN

2525-3409

Autores

Michele Joia da Silva, Luciana da Silva Goudinho, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Sandro Medeiros Portella, Alessandra Furtado de Oliveira, Elaine Alves Leite, Maria Cristina Barbosa Mendes, Mirian Renata Medeiros dos Santos Vale, Ruth Maria Mariani Braz,

Tópico(s)

Fetal and Pediatric Neurological Disorders

Resumo

A Síndrome de Dandy Walker é rara, caracteriza-se por malformações como hidrocefalia, afastamento dos hemisférios cerebelares, problemas de acuidade visual, atraso cognitivo e intelectual, alterações psicomotoras, entre outras. Pouco conhecida e difundida em espaços escolares. Isso dificulta a inclusão destes alunos, os quais necessitam de apoio colaborativo entre os profissionais da escola. O aluno que possui esta síndrome necessita de um trabalho psicomotor e apoio nas comunicações. Este trabalho é um relato de experiência sobre a inclusão de uma aluna com características da síndrome citada, durante seis anos, com passagem por três escolas e que apresentava além de dificuldades severas de aprendizagem, comportamentos sociais inadequados e dificuldades para se comunicar de maneira esperada para sua idade cronológica, hoje com 12 anos de idade. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e atuação em campo. Foi percebido ao longo destes anos que ela se desenvolveu de forma gradativa e que esta melhora se iniciou quando as adequações escolares necessárias foram pontuais e direcionadas, com o objetivo de ampliar sua conduta adequada comportamental e conhecimento de mundo para a partir disso, trabalhar sua aprendizagem e condutas pedagógicas esperadas para sua idade cronológica.

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