
GESTÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INSTITUTO FEDERAL DE SOUSA (1994)
2019; Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA); Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2358-2367
AutoresLindarleyde Maria Pires Lira de Vasconce, Débia Suênia da Silva Sousa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos no Programa de Pos-Graduacao em Sistemas Agroindustriais, da Universidade Federal de Campina Grande . Tem como objetivo analisar as praticas de gestao, que levaram a Escola Agrotecnica Federal de Sousa/PB a outra configuracao no periodo de 1994. A proposta encaminha-se para identificar as estruturas, bem como o processo de gestao democratica, que iniciou-se no ano de 1994 quando institucionalizou - se o CEFET na cidade de Sousa – PB. A perspectiva metodologica ancora-se nos conceitos de gestao aludidos por Bordignon; Gracindo (2000), Paro (2006), dentre outros. Utilizou-se dois livros como fontes documentais, a saber: “Os Quarenta anos da Escola Agrotecnica Federal de Sousa – Paraiba” (1995), de autoria de Joao Romao Dantas e “O Tempo Esquadrinhado” (2017), de autoria de Francisco Cicupira de Andrade Filho. Metodologicamente, buscou - se subsidios na analise de conteudo proposta por Bardin (2016). Chegou-se a conclusao que a Escola Agrotecnica Federal de Sousa encaminhou-se para configuracao de CEFET e posteriormente, IFPB devido a conjuntura nacional da educacao, que se direcionava para tal perspectiva. O cenario de avancos, propiciou um desenrolar de avancos no sentido de tornar a gestao da Escola Agrotecnica Federal de Sousa – Campus de Sao Goncalo mais coeso com os principios e os valores conquistados na luta pela gestao democratica da educacao.
Referência(s)