Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

cinema estadunidense pós-11 de Setembro: Hollywood na contramão a Doutrina Bush

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34019/2594-8296.2021.v27.33572

ISSN

2594-8296

Autores

Daniel Ivori de Matos,

Tópico(s)

Photography and Visual Culture

Resumo

As imagens da manhã do dia 11 de setembro de 2001 marcaram um dos eventos mais significativos deste século: os atentados às Torres Gêmeas e ao Pentágono, símbolos do poder estadunidense. Completados vinte anos, seus efeitos foram – e ainda são – sentidos em todo o globo. Inicialmente, nota-se a exploração das imagens do acontecimento como um novo marco que abalou a nação; em seguida, o terrorismo assumiu a ordem do dia, muitos discursos políticos do então presidente George W. Bush sobre o novo inimigo, o terrorismo, foram apropriados por vários governantes, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista, que justificaram mudanças legislativas nos EUA, impulsionaram os conflitos no Afeganistão e no Iraque, incorporando, ainda, outras discussões, referentes ao Oriente Médio e ao islamismo. Subentende-se que esse capítulo da história dos EUA é impossível de ser escrito sem as imagens, já que a espetacularização das imagens dos atentados causou grande impacto na sociedade estadunidense. Assim, buscou-se neste artigo compreender através do cinema, algumas das produções que se posicionaram contra a Doutrina Bush ainda no primeiro mandato de George Walker Bush.

Referência(s)