
Experiências formativas na universidade: escritas dissidentes no nordeste
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 4; Issue: Unico Linguagem: Português
10.33241/cadernosdogposshe.v4iunico.6739
ISSN2595-7880
AutoresKévila Walêssa Galdino da Silva, Jéssica Élen Saldanha de Amorim, Alane Danielly Bezerra da Silva,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste estudo propõe apresentar reflexões sobre dois momentos formativos, realizados por meio do projeto ‘Escritas Dissidentes no Nordeste’, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A pesquisa é de cunho qualitativo, configurando-se como exploratória, pois propõe-se a analisar as discussões das lives intituladas como: ‘Corpo Livre: Repensando Padrões Patriarcais de Beleza e Pressão Estética’ e ‘Lesbianidades Plurais e Escritas Sobre o Corpo Lésbico’. Foi utilizado como aporte teórico os autores Gil (2002), Hooks (2018) e Wolf (1992). Os resultados indicaram que o projeto proporciona espaços para autores apresentarem suas obras e experiências, promovendo um resgate autoral e bibliográfico dentro do âmbito acadêmico, conscientizando o público sobre os problemas da padronização dos corpos ocasionados pelo patriarcado, e as possíveis causas da invisibilidade da mulher lésbica na sociedade. Palavras-chave: História; Memória; Educação não formal; Congo.
Referência(s)