
Uma abordagem lúdica no ensino de pensamento computacional para crianças
2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.118546
ISSN1679-1916
AutoresRenata Silva, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Danielle Juliana Silva Martins, Josilene Almeida Brito,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNos dias atuais, tem se percebido a necessidade de introduzir conceitosrelacionados à computação desde a educação básica, visto serem esses indispensáveis para a plena atuação nas profissões atuais e futuras. Desse modo, o Pensamento Computacional tem se mostrado uma alternativa na disponibilização desses conceitos. Diante disso, este trabalho objetiva relatar uma experiência na elaboração e aplicação de atividades de Pensamento Computacional para crianças do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, atendidas pelo projeto Academia HackTown do IF Sertão-PE. Para tanto, utilizou-se de estratégias diversificadas e lúdicas, como a Computação Desplugada, Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação, com o intuito de despertar ointeresse dos estudantes ao aprenderem conceitos técnicos de computação. Logo, a presente proposta se caracteriza por ser descritiva e de abordagem qualitativa, cujos resultados obtidos por meio de entrevista, sugerem que houve uma significativa evolução na aprendizagem dos alunos, e que esses se mostraram motivados e desafiados ao se depararem com os conteúdos computacionais propostos por meio das atividades.
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