Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Interpretação em Libras e a mediação: um estudo de caso na pós-graduação

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i12.20196

ISSN

2525-3409

Autores

Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira, Luciana da Silva Goudinho, Robson de Souza, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz, Ana Regina e Souza Campello, Lucianne Fragel‐Madeira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A COVID-19 obrigou os docentes a fazerem uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para promover o aprendizado de forma virtual. Este artigo é um estudo de caso sobre a complexidade entre interpretar as aulas e mediar o aprendizado, no modelo remoto de ensino, de uma discente surda, sinalizante, matriculada no curso de doutorado. O processo de mediação por meio da tradução e interpretação exigiu uma dinâmica diferenciada durante as aulas síncronas e assíncronas. Os dados deixaram lições como a necessidade de estratégias específicas para o ensino de surdos, equipamentos adequados, uma atuação do TILS que também medie a aprendizagem e a formação continuada dos profissionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX