
Das imagens à criação de formas sonoras – Uma possível epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2018.6.2.2602
ISSN2317-9937
Autores Tópico(s)Media, Communication, and Education
ResumoAbordamos e desenvolvemos um estudo epistemológico das atividades de criação e análise musical, especificamente aquelas realizadas com suporte computacional. Como ferramentas para o entendimento desses processos, trazemos o conceito de Invenção e o Princípio da Individuação de Gilbert Simondon, além da proposta de René Thom sobre a Inteligibilidade das Formas. Apresentamos dois patches para análise e processamento sonoro e realizamos um estudo sobre a aplicação dos conceitos acima mencionados na descrição dos processos interativos em duas peças eletroacústicas mistas: Anthèmes 2, de Pierre Boulez, e A Pierre: Dell'azzurro silenzio, inquietum, de Luigi Nono. Analisamos a interação entre escrita e performance instrumental, dispositivos de análise e transformação sonora, e a sonoridade emergente desse processo. Concluímos enfatizando a articulação entre diferentes áreas do conhecimento nos processos de composição e análise musical (tecnologias e conceitos) para a emergência de um fazer musical conectado com as formas do nosso tempo.
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