
políticas educacionais e o processo de fechamento das escolas do campo no município de Casa Nova - BA
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v13i2.43555
ISSN2175-5604
AutoresFranciel Coelho Luz de Amorim, Maria Jorge dos Santos Leite,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo desse artigo é mapear as principais políticas educacionais e suas implicações à educação no campo. Abordamos o processo de fechamento das escolas do campo no município de Casa Nova - BA, considerando este um dos principais efeitos das políticas educacionais do Estado brasileiro direcionadas ao campo: as escolas foram reduzidas em quase 50%, de 2010 a 2018. A educação camponesa passou por um intenso processo de fechamento, o qual foi desencadeado a partir da política de transporte escolar, ainda na década de 1990, transformando-se, não em uma política propriamente de educação, mas em uma política de transporte (negócio), cujas velhas práticas locais e interesses privados sobrepõem-se à premissa da educação pública, gratuita e de qualidade. A análise em estudo ancora-se no materialismo histórico-dialético.
Referência(s)