
IMAGENS E FABULAÇÃO EM ENCONTROS COM PROFESSORAS
2021; Volume: 15; Issue: 44 Linguagem: Português
10.34112/1980-9026a2021n44p134-141
ISSN1980-9026
AutoresAna Cláudia Santiago Zouain, Sandra Kretli da Silva, Nathan Moretto Guzzo Fernandes,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO presente texto problematiza: o que pode a imagem cinematográfica em encontro com professoras? Articula diferentes movimentos de professoras com as imagens cinema na tentativa de potencializar o pensamento em devires. Busca deslocar a imagem de uma educação dogmática, ao tecer linhas de fuga na composição de outras imagens de escola e de educação. O estudo constitui-se de movimentos de pesquisa cartográfica em escolas públicas do município de Vitória, ES. Em diálogo com Deleuze e Guattari, aposta nas redes de conversações com professoras no encontro com as imagens cinema, as quais se envolvem na produção de sentidos entre práticasdiscursivas, textos, narrativas, imagens, sons, silêncios e silenciamentos. As narrativas que emergem dos encontros com professoras, questionam as imagens de currículos, de docências e de infâncias que estão impostas para as escolas. Assim, o estudo aposta em diferentes imagens de pensamento como outras possibilidades de se pensar uma educação da diferença.
Referência(s)