
Uma análise qualitativa sobre as disciplinas de fundamentos de programação e estrutura de dados com grounded theory
2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.118547
ISSN1679-1916
AutoresFrancisco Romes da Silva Filho, Emanuel Ferreira Coutinho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO ensino de lógica de programação e codificação são tarefas complexas querequerem muito esforço por parte dos docentes. Isto se deve ao fato que os conteúdosabordados são muitas vezes novidade para os alunos, tornando-se um desafio. Uma dificuldade comum é como ensinar de maneira que o aluno se motive a aprender, ao mesmo tempo em que utilizam ferramentas de codificação mais avançadas e aplicação dos conceitos na prática. O objetivo deste trabalho é analisar qualitativamente as disciplinas de Fundamentos de Programação e Estrutura de Dados, identificando pontos fortes e fracos para a melhoria nas disciplinas. Para isto, utilizou-se Grounded Theory. Como conclusões, identificou-se a necessidade de uma didática mais adequada, adequação do conteúdo ao tempo das aulas, e maior suporte tecnológico.
Referência(s)