Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tra(d)ição como ética decolonial do cabaré sudaca: Cantada em prosa, verso e rebolado!

2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 41 Linguagem: Português

10.5965/1414573102412021e0101

ISSN

2358-6958

Autores

Cleber Braga,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo evoca a tra(d)ição do cabaré, em seu caráter anti-canônico, desde seu surgimento na Europa até a intensificação de sua potência insurgente nos territórios do que se convencionou chamar por América Latina. Assim, operando por contraste, a ruptura com o modelo hegemônico da dramaturgia ocidental, com a divisão entre cultura popular e erudita, com a espacialidade bidimensional, com a branquitude na qual foi engendrado – mas também a sua característica teatromusicalidade, bem como o protagonismo dos corpos femininos e gênero-sexodissidentes -, fornecem subsídios para pensar sobre uma ética decolonial que anima esta maquinaria estética e política, disseminadora de diferenças.

Referência(s)