
Tra(d)ição como ética decolonial do cabaré sudaca: Cantada em prosa, verso e rebolado!
2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 41 Linguagem: Português
10.5965/1414573102412021e0101
ISSN2358-6958
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo evoca a tra(d)ição do cabaré, em seu caráter anti-canônico, desde seu surgimento na Europa até a intensificação de sua potência insurgente nos territórios do que se convencionou chamar por América Latina. Assim, operando por contraste, a ruptura com o modelo hegemônico da dramaturgia ocidental, com a divisão entre cultura popular e erudita, com a espacialidade bidimensional, com a branquitude na qual foi engendrado – mas também a sua característica teatromusicalidade, bem como o protagonismo dos corpos femininos e gênero-sexodissidentes -, fornecem subsídios para pensar sobre uma ética decolonial que anima esta maquinaria estética e política, disseminadora de diferenças.
Referência(s)