Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Rota de Ada: Desenvolvimento de um jogo para ensino de atributos de usabilidade utilizando metodologias de design

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.118486

ISSN

1679-1916

Autores

Flávia Carvalho, Luã Saunders, Sebastião Santos, Yandson Costa, André Demaison, Davi Viana, Luís Rivero,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Ensinar Interação Humano-Computador é importante, visto que esta área focaem aumentar a qualidade destes sistemas considerando atributos como usabilidade,facilidade de uso e experiência do usuário. No entanto, alunos de computação têmenfrentado dificuldades para aprender e aplicar técnicas de inspeção tradicionais, como a Avaliação Heurística. Considerando os casos crescentes de utilização de jogos educacionais para o ensino, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino da técnica Avaliação Heurística de Nielsen. Para o desenvolvimento do jogo, foi aplicado o Design Instrucional, aliando-se ao Design Participativo. Após validação do jogo do ponto de vista de discentes e docentes, o jogo atendeu total ou parcialmente requisitos educacionais e de usabilidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX