Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Preparação para a OBMEP: um relato de sucesso em duas escolas de Araguaína/TO

2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35819/remat2021v7i2id4789

ISSN

2447-2689

Autores

Werley Sales da Silva, Fernanda Vital de Paula,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às Escolas Públicas e Privadas do Brasil, sendo realizada anualmente desde o ano de 2005. Este artigo tem como objetivos: apresentar as contribuições significativas para o ensino-aprendizagem da Matemática por meio do relato de experiência referente a uma ação realizada em duas escolas de Araguaína, TO, visando a preparação dos alunos do Ensino Fundamental para a segunda fase da OBMEP de 2017, 2018 e 2019; e fomentar o interesse docente em refletir sobre a relevância dessa olimpíada no estímulo do interesse dos discentes das escolas públicas, buscando melhorar o desempenho escolar dos alunos. O presente relato aponta que, por meio da OBMEP, os estudantes das referidas escolas passaram a se interessar cada vez mais pela área de Matemática, tendo em vista que a ação possibilitou a ampliação da forma de estudo da disciplina. Essa ação propiciou também o desenvolvimento da autoconfiança dos discentes, de modo que estes puderam notar suas capacidades em participar de uma competição de conhecimento com possibilidades de premiação.

Referência(s)