
Capacitação em tecnologias digitais para educação: Uma ação de enfrentamento ao ensino remoto emergencial na UFSM
2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.118412
ISSN1679-1916
AutoresKeiciane Canabarro Drehmer-Marques, José Francisco Zavaglia Marques, Daniele da Rocha Schneider, Rosiele Oliveira da Encarnação, Silvana Zancan, Liziany MÜLLER,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste artigo apresenta e discute as ações realizadas na capacitação de fluênciatecnológica para o planejamento de atividades para o ensino remoto, implementadas em 2020 e 2021, na Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo tem a finalidade de apresentar e discutir as ações realizadas por meio dos cursos de capacitações de fluência tecnológica, oferecidos aos servidores da UFSM, a fim de dar continuidade às atividades de ensino-aprendizagem no formato remoto. A organização metodológica, baseada no Design Based Research, envolveu a produção e a disponibilização de tutoriais em vídeose arquivos, fóruns de discussões e momentos síncronos semanais. Os resultados dos feedbacks apontam que a capacitação contribuiu para a atualização de estratégias metodológicas, o aperfeiçoamento das atividades remotas administrativas e de ensino, qualificando, assim, com a fluência digital dos servidores da UFSM, participantes dos cursos.
Referência(s)