Aprendizagem colaborativa na resolução de problemas lógicos: experimento com estudantes de Ensino Médio utilizando um jogo digital
2021; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v12n4a13
ISSN2179-426X
AutoresAdriana Barbosa Santos, Natália Da Silva Rodrigues, Fernando Frei,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA aprendizagem colaborativa tem sido mais intensamente discutida na última década em face de benefícios observados na educação básica, tais como melhoria na comunicação, na coesão social, no desenvolvimento cognitivo e no raciocínio analítico. Neste estudo buscou-se avaliar se o desempenho de estudantes de ensino médio é influenciado positivamente pelo trabalho colaborativo na resolução de um problema lógico. O desempenho dos estudantes foi avaliado, utilizando uma abordagem de pesquisa quantitativa quase-experimental em que os estudantes deveriam resolver um problema lógico implícito num jogo digital. Pelos resultados obtidos, os estudantes tiveram desempenho superior (40%, em média) no trabalho colaborativo em duplas quando comparado ao individual. De fato, os resultados reforçam que o trabalho em dupla pode contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem voltadas à melhoria das estratégias de solução de problema lógico, estimular o raciocínio lógico, entre outras competências matemáticas.
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