Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sagu de mandioca no Brasil: um paralelo entre a pesquisa de mercado e a rotulagem de alimentos

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i12.20337

ISSN

2525-3409

Autores

Anna Carolina Alves Gomes da Silva-e-Silva, Anderson Junger Teodoro, Isabelle Santana,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

A presença da mandioca e de seus derivados na alimentação brasileira é expressiva, exceto para o sagu de mandioca. Diante deste cenário, faltam estudos que revelem a extensão desse alimento no mercado brasileiro. O objetivo deste trabalho foi elucidar tal panorama a partir de uma pesquisa de mercado considerando a rotulagem e informações de publicidade, centrando-se na oferta on-line de sagus de mandioca no comércio brasileiro. As categorias sagu seco, mistura para sagu e sagu pronto para consumo foram avaliadas considerando: região de venda e preço, parâmetros de identidade e qualidade, lista de ingredientes, conteúdo líquido, tabela nutricional, porção e medidas caseiras, informações sobre glúten, lactose e alérgenos alimentares, embalagem e sites de venda ou oficiais. Foram considerados 81 produtos nacionais, sendo 75,3% (n=61) sagus secos, 19,7% (n=16) misturas para sagu e 5,0% (n=4) sagus prontos para consumo. Os sagus secos apresentaram inadequações em todas as categorias. As misturas para sagus foram adequadas nos parâmetros porção e medidas caseiras, informação sobre glúten e lactose. Os sagus prontos para consumo obtiveram erros sistemáticos por serem da mesma marca. Logo, foi possível aprofundar o panorama de produtos disponíveis e preços praticados, sendo o primeiro estudo realizado para o mercado brasileiro. Mesmo com uma quantidade relevante de sagus de mandioca no mercado, diversas marcas apresentam inadequação na rotulagem, o que comprova a necessidade de reformulação. Por fim, entende-se que os canais virtuais de comunicação podem ser mais utilizados para atrair a atenção dos consumidores para estes produtos, desde que haja linguagem técnica apropriada.

Referência(s)
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