
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: olhares discentes sobre a dicotomia enttre as disciplinas específicas e pegagógicas
2021; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 11; Linguagem: Português
10.24065/2237-9460.2015v1n1id1617
ISSN2237-9460
AutoresPamela Gonçalves, Vilmar Malacarne,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste artigo objetiva discutir aspectos dicotômicos sobre as disciplinas específicas, do curso de Matemática, e as disciplinas Pedagógicas sob a ótica dos discentes, e busca estabelecer relações entre essas disciplinas e seus possíveis impactos na formação inicial do professor de Matemática. Essa visão dicotômica é, também, estudada por autores como Fiorentini (1995;2005), Lins (2005), Pires (2000), entre outros. A amostra utilizada é composta por alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações de Bardin (2016). Os resultados revelam significativa influência quanto aos impactos da organização curricular no processo de formação do futuro professor, além disso, aponta que os saberes docentes originam tanto nos cursos de graduação quanto de suas experiências profissionais e pessoais.
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