Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A política linguística das universidades mexicanas depois da Covid-19

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i11.19725

ISSN

2525-3409

Autores

David Guadalupe Toledo Sarracino, Laura García Landa,

Tópico(s)

International Relations in Latin America

Resumo

O seguinte trabalho descreve as oportunidades e os desafios que enfrentam as universidades mexicanas que oferecem aulas de língua estrangeira durante a contingência sanitária da Covid-19. Este estudo quantitativo coletou informação a partir de um questionário dirigido aos diretivos dos departamentos de relações internacionais das universidades mexicanas incorporada à Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES) no México. Os resultados traçam o futuro do ensino de línguas estrangeiras no país e as novas tarefas que se deve assumir no contexto educativo e a política linguística universitária, ademais de desenhar Cursos de Emergência Remota (CER), capacitação e novas formas de ensinar, além de dar seguimento ao bom funcionamento dos programas, o qual nos dá pautas para encaminhar os esforços à nova forma de ensinar com uma política linguística de acordo com a nova normalidade.

Referência(s)