A ARTE DA RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MÚSICA “A CRUZ” DE RENATO ENOCH SOBRE VIVÊNCIAS MARGINALIZADAS
2021; Volume: 8; Issue: Único Linguagem: Português
10.35621/23587490.v8.n1.p983-995
ISSN2358-7490
AutoresAnna Clara Lira de Moura, Benícia Brenda Barbosa da Silva, Kasandra Campos de Oliveira, Sabrina Cristiane Alves de Oliveira, Taciana Dantas Nunes Gomes, Lúcia Maria Temóteo,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoObjetivo: O presente trabalho visa elucidar o processo de opressão até a resistência, através da arte, vivenciados por indivíduos historicamente marginalizados pela sociedade. Método: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, onde se considerou a música como mecanismo criativo e transformador que, apesar de retratar questões e sentimentos individuais, possui em seu conteúdo um teor político e que, por ventura, pode-se tornar comum entre sujeitos que se identificam com determinadas problemáticas e contextos abordados. Portanto, com o enfoque na opressão de grupos minoritários (LGBTQ+, mulheres, negros, idosos e etc), que possui origem no mesmo sistema hegemônico, patriarcal, heterossexual e capitalista, optou-se por analisar a narrativa contida na composição audiovisual do clipe e da música “A cruz”, de Renato Enoch, que se encontra disponibilizada na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube. O estudo foi realizado através de uma observação crítica a análise considerou as concepções de Michel Pêcheux diante da análise do discurso. Resultados: Há corroboração entre o conteúdo contigo na referida obra e a literatura disponível sobre a arte ser representativa, possuir um posicionamento político portanto, um papel significante na resistência de indivíduos que lutam pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A pluralidade humana é destacada e denota-se, por meio da letra e do clipe, o cenário fatídico de sofrimento, resultante do preconceito e privação de direitos, que esses sujeitos, tidos como fora dos padrões normativos que são impostos pela sociedade, enfrentam. Contudo, é demonstrado na composição também o entusiasmo, a persistência e a consciência de luta contínua revelando a potência de resistir através das inúmeras facetas da arte para se ampliar possibilidades de vidas plenas. Conclusão: O preconceito presente na estrutura social brasileira ocasiona um cenário de desigualdade para os indivíduos que fogem da heteronormatividade. Conclui-se que a arte é uma ferramenta transformadora nesse processo de desconstrução e preconceitos, sendo assim, colocado pela canção do artista Renato Enoch: "A cruz" é evidente a necessidade e urgência dos sujeitos resistirem diante das inúmeras facetas excludentes abordadas ao longo desse trabalho. Palavras chave: Arte. Ativismo Político. Grupos Minoritários. Psicologia.
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