Artigo Acesso aberto

O ensino superior: um dispositivo de formação para professores Ribeirinho da Amazonia / Higher education: a training device for teachers Ribeirinho da Amazonia

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n9-040

ISSN

2525-8761

Autores

Katsumi Letra Sanada, Mauro Sérgio Soares Rabelo, Jackson Corrêa da Silva, Carlos Alberto Livingston, Maria José dos Santos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O ensino superior como dispositivo impulsionador na formação profissional de professores das áreas amazônicas como os ribeirinhos , constitui-se num desafio de grande locomoção divididas entre rios e florestas. A busca da realização do ensino superior é limitada pelo suscinto comodismo de alguns profissionais que já atuam em sala de aula como técnicos educacionais (magistério), outros com ensino superior de formação específica que ao mesmo tempo ficam divididos entre as culturas de ensino das áreas urbanas com as ribeirinhas. Num desafio maior, busca-se conhecer a realidade desse professor/aluno em formação inicial ou continuada, evidenciando as maiores dificuldades em desenvolver habilidades e competência no seu trabalho em crescimento, Nóvoa, Chickering e Gamson, Tardif, Arroyo e outros, serão as análises teóricas, quanto às escolas da ilha do Pará (Afuá), será o campo de pesquisa empírica, que representará o primeiro olhar lançado sobre formação de professores em nivel superior com entendimento a realidade que vivem. Concluiu-se que a formação continuada parece ser imprescindível à formação profissional dos professores ribeirinhos, o que pode amenizar as dificuldades encontradas em sua trajetóriapedagógica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX