
diálogo freireano em prática de educação de jovens e adultos em ambiente hospitalar
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 13; Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2021v13nespp153-174
ISSN2175-6600
AutoresIvanilde Apoluceno de Oliveira, Priscila Costa Soares,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO presente artigo corresponde a uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, cujo foco é para as práticas educativas com mulheres jovens e adultas promovidas por um Núcleo de Educação Popular de uma universidade pública do Estado do Pará em uma classe hospitalar. Esta classe está situada em um espaço de acolhimento, vinculado a um hospital, que é referência no tratamento de vítimas de acidente por motor de barco no Pará. Essas mulheres advêm de diversas regiões da Amazônia paraense para residirem na casa anexo ao hospital, a fim de realizarem tratamento médico. Mediante a visível demanda psicoemocional das educandas, o Núcleo formulou o projeto Roda de Sentimentos, inspirada nas rodas de conversa de Paulo Freire, que objetivou fomentar o diálogo e escuta sensível (entre educandas e educadores) sobre temas as quais emergiam no contexto hospitalar e que tinham importantes impactos na vida diária das educandas. O objetivo desta pesquisa é analisar a estratégia pedagógica da roda de conversa na prática educativa da educação popular com mulheres jovens e adultas da classe hospitalar do espaço de acolhimento. Trata-se de um estudo bibliográfico, participante e documental. Como resultados, observamos um aumento na capacidade de interação social no espaço que refletiu sobre o aumento da participação das educandas na EJA e minimização do sofrimento relacionado ao contexto do tratamento.
Referência(s)