Artigo Revisado por pares

ARCADISMO E RELIGIOSIDADE NA CASA DA ÓPERA DE VILA RICA: O CASO DA ENCENAÇÃO DE SÃO BERNARDO, DE CLÁUDIO MANUEL DA COSTA, EM 1770

2021; Brazilian Historic and Geographic Institute; Volume: 486; Linguagem: Português

10.23927/issn.2526-1347.rihgb.2021(486)

ISSN

2526-1347

Autores

Mariana França Soutto Mayor,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O trabalho pretende investigar a encenação da obra São Bernardo, do poeta Cláudio Manuel da Costa, na Casa da Ópera de Vila Rica, em 1770, durante a temporada de inauguração do prédio teatral. A partir de aspectos da construção do próprio teatro, seus principais agentes, assim como de episódios históricos de Minas Gerais, na segunda metade do século XVIII, o texto busca reconstituir os imaginários em tensão do período, envolvendo a expulsão dos jesuítas da América portuguesa, em 1759, e a figura do Frei Manoel da Cruz, bispo de Mariana. Como não há vestígio do texto teatral até o momento, a pesquisa procura relacionar as ligações de seu autor com o teatro recém-construído, as motivações de sua escrita, associando-a a outras obras dramáticas, e à presença de textos de temática religiosa no teatro setecentista.

Referência(s)