Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ENTROPIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DE EVENTOS

2021; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14210/rtva.v23n3.p516-534

ISSN

1983-7151

Autores

Camila Belli Kraus, Nelson Hein, CINTHIA MORGANA BOOS DE QUADROS, Thiago dos Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Percebe-se o crescimento de festivais e eventos em diversas regiões, sendo assim, estudos apontam a importância para o turismo de determinadas regiões. Baseado nisso, torna-se relevante avaliar a satisfação dos visitantes de eventos, para que se tornem visitantes contínuos desses destinos, contribuindo assim, para o crescimento do turismo regional e dos festivais. A satisfação pode ser medida por meio de cinco dimensões, são elas: segurança, empatia, confiabilidade, atendimento e tangibilidade. Baseado neste contexto, tem-se como objetivo verificar qual dimensão da satisfação de eventos possui o maior peso ou nível de informação, medidos por meio da entropia informacional. Para tanto, realizou-se um levantamento survey com questionário. A coleta de dados seguiu o modelo de questionário semi-estruturado, autopreenchivel com perguntas fechadas, aplicado com 215 visitantes que estiveram na Oktoberfest Blumenau 2017. O instrumento de coleta de dados teve como base teórica o estudo de Moretti, Silva, Pinotti & Zucco (2016). Aos resultados da pesquisa foi aplicado a técnica de Análise Decisória Multicritério denominada Entropia da informação. Destaca-se que essa pesquisa fez parte de um pré-teste de estudo. Os resultados demonstraram que os visitantes da Oktoberfest Blumenau estão mais satisfeitos com a dimensão Tangibilidade e menos satisfeitos com a dimensão Segurança. Portanto, os resultados podem ser utilizados como base para futuras melhorias no evento.

Referência(s)