
A tematização sobre o corpo consciente na educação física escolar
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português
10.14393/rep-2021-61769
ISSN1982-7660
AutoresRaphaell Moreira Martins, Pedro Henrique Silvestre Nogueira,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste estudo analisa uma proposta de sistematização denominada Corpo Consciente na Educação Física escolar ancorada na pedagogia freiriana, assim como estrutura seus objetos de conhecimento em uma sequência didática. Caracteriza-se por ser uma pesquisa de cunho qualitativo e adota como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica, tendo como principal referência obras de Paulo Freire que utilizam o conceito estudado. Sua estrutura está subdivida em quatro tópicos, que: demarca o conceito de Corpo Consciente adotado para a Educação Física escolar; vislumbra a Unidade Temática do Corpo Consciente e seus respectivos objetos de conhecimento; expressa uma possibilidade de sistematização dessa Unidade Temática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; compartilha uma sequência didática oportunizada no período de ensino remoto no primeiro semestre de 2021. Conclui, portanto, que a Unidade Temática do Corpo Consciente comprova a diversidade de objetos de estudo que podem ser tematizados na Educação Física escolar; promove o retorno dos estudos sobre o Corpo, por meio de uma perspectiva freiriana e que pode efetivamente promover uma leitura das práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. Isso porque o Corpo Consciente consegue dialogar com a promoção da saúde coletiva e as demais unidades temáticas.
Referência(s)