Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n9-438
ISSN2525-8761
AutoresAlexsandro Crispim De Almeida, Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena, Arlete Ramos dos Santos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO município de Arataca tem no Assentamento Terra Vista (ATV), espaço para o desenvolvimento de políticas e ações de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A educação do campo é uma condição idealizada por membros do MST. O Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF), escola inserida no ATV, foi instituído em 1997 por membros do MST e se tornou um exemplo concreto da luta do povo no campo, na Bahia e no Brasil. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem na escola do campo, apresenta várias dificuldades para a sua efetivação e consequentemente apresenta uma deficiência na formação de sujeitos críticos e conhecedores de suas realidades que possam transformar o meio em que vivem. Sendo assim, um relato de observações, apontam os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem com os alunos da escola CIFF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, focada na técnica de observação e vivência, visando analisar o cotidiano escolar, sob a ótica de um discente/docente em uma escola do campo no Sul da Bahia. Problemas de locomoção, material didático utilizado e desmotivação quanto aos trabalhos desenvolvidos, são aspectos agravantes na dificuldade do processo de aprendizagem dos alunos e não é raro encontrar professores que desconhecem a realidade do local, do movimento social e às vezes sem formação específica para exercer tal cargo. Embora ainda seja muito tímido, o modelo de alternância, com vivência na comunidade do assentamento, é uma opção para que o processo de ensino e aprendizagem flua naturalmente.
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