Artigo Acesso aberto

Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n9-438

ISSN

2525-8761

Autores

Alexsandro Crispim De Almeida, Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena, Arlete Ramos dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O município de Arataca tem no Assentamento Terra Vista (ATV), espaço para o desenvolvimento de políticas e ações de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A educação do campo é uma condição idealizada por membros do MST. O Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF), escola inserida no ATV, foi instituído em 1997 por membros do MST e se tornou um exemplo concreto da luta do povo no campo, na Bahia e no Brasil. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem na escola do campo, apresenta várias dificuldades para a sua efetivação e consequentemente apresenta uma deficiência na formação de sujeitos críticos e conhecedores de suas realidades que possam transformar o meio em que vivem. Sendo assim, um relato de observações, apontam os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem com os alunos da escola CIFF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, focada na técnica de observação e vivência, visando analisar o cotidiano escolar, sob a ótica de um discente/docente em uma escola do campo no Sul da Bahia. Problemas de locomoção, material didático utilizado e desmotivação quanto aos trabalhos desenvolvidos, são aspectos agravantes na dificuldade do processo de aprendizagem dos alunos e não é raro encontrar professores que desconhecem a realidade do local, do movimento social e às vezes sem formação específica para exercer tal cargo. Embora ainda seja muito tímido, o modelo de alternância, com vivência na comunidade do assentamento, é uma opção para que o processo de ensino e aprendizagem flua naturalmente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX