Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Evolução e tendências das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias

2021; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 17; Issue: 49 Linguagem: Português

10.3895/rts.v17n49.13364

ISSN

1984-3526

Autores

Juliana Matte, Vandoir Welchen, Luana Folchini da Costa, Ana Cristina Fachinelli, Daniel Hank Miri, Cassiane Chais, Pelayo Munhoz Oléa,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

Teorias de adoção e aceitação de tecnologias procuram examinar fatores que influenciam o consumidor a adquirir ou aceitar um produto. As tecnologias são desenvolvidas, evoluem, mas para sobreviver, uma fase do seu ciclo de vida é a aceitação. Dessa forma, diferentes teorias estudam esse tema sob diferentes olhares: Teoria de Difusão da Inovação, Teoria da Ação Racional, Teoria do Comportamento Planejado, Modelo de Aceitação de Tecnologia, Modelo de Aceitação de Tecnologia 2, Modelo de Aceitação de Tecnologia 3 e Teoria Unificada da Aceitação e Utilização da Tecnologia. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a evolução das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias. Foi empregado o método SystematicSearchFlow (SSF), com a análise de 145 artigos. Os resultados mostram que as teorias iniciais se preocupavam com o indivíduo ou características do produto com relação à utilidade, facilidade e qualidade. As teorias mais recentes exploraram aspectos como o desempenho e eficácia, direcionando novos estudos para essa perspectiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX