Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepções de educação freireana no projeto Tarralfas

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/rep-2021-61498

ISSN

1982-7660

Autores

Heriberto Silva Nunes Bezerra,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho evidencia a análise da relação entre educador-educando a partir da prática pedagógica do projeto de extensão Tarralfas, da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Partimos de uma pesquisa qualitativa com a observação participante a uma comunidade de pescadores e donas de casa na Praia de Pirangi do Sul, no Rio Grande do Norte, e da ação dos agentes alfabetizadores. A práxis docente foi analisada à luz das obras de Paulo Freire. Evidenciamos que no processo de apreensão do saber e da cultura, as práticas pedagógicas necessitam conduzir educador e educando à liberdade.

Referência(s)