Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Canção instrutiva no cuidado de enfermagem a crianças hospitalizadas no preparo para punção venosa

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 23; Linguagem: Português

10.5216/ree.v23.64876

ISSN

1518-1944

Autores

Tamara dos Santos da Costa, Camila Evangelista Carnib Nascimento, Leonel Lucas Smith de Mesquita, Eremita Val Rafael, Leidiane Silva Pereira, Ingrid Loyane Bezerra Balata,

Tópico(s)

Family and Patient Care in Intensive Care Units

Resumo

Objetivo: Verificar o comportamento da criança na punção venosa com intervenção musical usando uma canção instrutiva. Método: Estudo caso-controle; incluídas crianças de 4 a 11 anos. A coleta foi realizada pela ficha sociodemográfica, abordagem com canção instrutiva apresentada ao vivo, beira leito, e avaliação da escala de observação de distresse comportamental. As variáveis foram analisadas com Teste-T de Student, Qui-quadrado e Exato de Fisher. Todas as análises foram realizadas no programa Data Analysis and Statistical Software (STATA®), versão 14,0, com nível de significância de 5%. Resultados: A utilização da música favoreceu a diminuição da variável gritar (p=0,049). A busca por suporte emocional foi maior sem o uso da música (p=0,019). De modo geral, a canção reduziu os comportamentos concorrentes. Conclusão: A interação entre a criança e a canção repercutiu um cuidado instrucional sensível e adaptável ao mundo infantil, revelando-se uma tecnologia para a enfermagem pediátrica.

Referência(s)