Artigo Produção Nacional

O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS SABERES DA DOCÊNCIA EM QUESTÃO

2018; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Terezinha Valim Oliver Gonçalves,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo e derivado da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Cientificos e Pedagogicos de Conteudo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciacao a Docencia em Quimica da UFMT, desenvolvida nos anos de 2013 a 2016, no Programa de Pos-Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica da Rede Amazonica de Educacao em Ciencias e Matematica (REAMEC), e se insere no âmbito das pesquisas que buscam aprofundar a compreensao dos Saberes Docentes e Formacao de Professores de Quimica e Iniciacao a Docencia em Quimica para a EducacaoBasica. Nesse sentido, apresento o problema da pesquisa: Como se configuram e se expressam saberes cientificos e pedagogicos de conteudos quimicos subjacentes a docencia de professoresegressos do Programa de Bolsa de Iniciacao a Docencia em Quimica da UFMT, ao relatarem o ensino de Quimica que realizam na Educacao Basica? Assumo a Pesquisa Narrativa como metodo de pesquisa, e esta pesquisa tem como sujeitos quatro pibidianos egressos do curso de Licenciatura em Quimica da UFMT, campus Cuiaba-MT, que estao atuando como professores de Quimica na Educacao Basica. Concernente ao problema de pesquisa, optei pelos seguintes instrumentos investigativos: questionario, tendo em vista a caracterizacao dos sujeitos; depoimentos dos sujeitos envolvidos na pesquisa sob a forma de entrevista semiestruturada, registros em audio do grupo focal realizado com os professores egressos. Para analisar os textos de campo e produzir os textos depesquisa, adotei a Analise Textual Discursiva. Com o resultado desse artigo observa-se com o episodio de aula dos professores colaboradores que no entrelacamento entre o Saber Cientifico e o Saber Pedagogico de Conteudo, que a linguagem se torna fundamental, pois tanto ela pode ser instrumento para a discussao racional de conceitos quimicos altamente matematizados, como pode veicular metaforas realistas, pretensamente didaticas, que obstaculizam o conhecimento cientifico. Compreendo que nao sera mantendo o educando preso ao conhecimento aparente do cotidiano, ao realismo das primeiras interpretacoes, que sera possivel ensinar Quimica. Defendo ser importante o duplo e desafiador trabalho de valorizar os conhecimentos previos do estudante e questiona-los, desconstruindo, dessa forma, os obstaculos epistemologicos, que impedem o aprendizado.

Referência(s)