Artigo Revisado por pares

OFICINAS INTERDISCIPLINARES ABORDANDO O ESTRESSE INFANTIL E BULLYING

2015; Centro Científico Knowing; Volume: 11; Issue: 22 Linguagem: Português

ISSN

2317-2606

Autores

Alessandra Silva, Gabriel Bernardo, Juliana Pereira Borges, Leonardo R. Andrade, Paulo Alexandre e Castro,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

A tematica designada aos alunos do PIBID Interdisciplinar da UFG Catalao, noprimeiro semestre do ano de 2015, foi o estresse infantil interligado com o bullying.Foi explicado, debatido e ate mesmo localizado dentro do ambiente escolar,diversas situacoes dos temas abordados. A Escola Municipal Patotinha foi o localonde foram realizadas as aulas Pibidianas, sendo coordenadas pela professorasupervisora Alessandra Cândida da Silva. Os trabalhos realizados tinham comoobjetivo adentrar a sala de aula de forma interdisciplinar, ou seja, envolvendograduandos de diversos cursos de licenciatura, para que o conhecimento pudesseser transmitido em conjunto, facilitando na compreensao dos temas pelos alunos. Asaulas tiverem por finalidade transmitir informacoes sobre o estresse infantil, suascausas, quais alimentos e exercicios fisicos colaboram para a prevencao deste.Outro tema levado ate a sala de aula foi o bullying, problema que esta taopresente na realidade brasileira. Utilizou-se diversos metodos para abordar essesassuntos, o mais presente foi o dialogo entre os alunos Pibidianos e os alunos daturma 3o ano B da Escola Patotinha. Alem da conversa, foi realizado um teatro deforma comica, no qual abordava situacoes de estresse, como no trânsito, escola,trabalho e ate mesmo dentro de casa. Logo apos a apresentacao, os alunostrabalharam a escrita e imaginacao, criando frases para expressarem suasopinioes em relacao ao assunto. No casso do bullying, os alunos tambemcompartilharam com o grupo situacoes sobre esse assunto, o estresse geradoem decorrencia dessa problematica. Os alunos Pibidianos elaboraram uma parodiada musica “Ilarie” da cantora Xuxa, no qual ajudou na memorizacao eaprendizado dos assuntos apresentados, alem do momento de alongamento, dancae alegria que os alunos tiveram. O campeonato de amarelinha foi responsavel pelotrabalho das operacoes matematicas, que vieram de forma ludica e prazerosa. Asalada de fruta deixou a aula ainda mais gostosa, proporcionando uma degustacao ENCICLOPEDIA BIOSFERA, Centro Cientifico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015 76das frutas que ajudam a combater o estresse. Observou-se grande interesse eparticipacao por parte dos alunos durante a execucao do projeto, sempre de formaatenciosa e carinhosa com os alunos Pibidianos. Durante as explicacoes, os alunosda turma 3o ano B sempre estiveram interagindo e tirando duvidas. Quando osalunos do PIBID retornavam, comprovava-se o real aprendizado por parte dosalunos, sempre querendo conversar e demonstrar o conhecimento adquiridodurante as oficinas. O PIBID esta tendo um papel fundamental na Escola MunicipalPatotinha, quebrando o paradigma que cada disciplina deve ser seguidaindividualmente, comprovando-se o beneficio do ensino interdisciplinar, que estasendo fundamental na formacao de cada crianca participante do projeto. Enotavel a alegria dos alunos e recompensador para turma do PIBIDInterdisciplinar, quando se ouve a frase: “Quando voces vao voltar?“.

Referência(s)