REAÇÕES QUÍMICAS EM COMPARTILHAMENTOS NA INTERNET: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES A PARTIR DA TÉCNICA DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA

2019; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Camila de Fatima Sant’Ana, Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas Loiola, Jorge Cardoso Messeder,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma atividade inspirada na tecnica controversia controlada realizada em aulas de quimica, com o objetivo principal de fomentar uma percepcao critica dos estudantes sobre a influencia que a internet exerce na sociedade. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de um curso tecnico de Controle Ambiental de uma instituicao publica. Os recursos midiaticos usados para provocar reflexoes entre estudantes foram dois videos disponiveis no site YouTube: um sobre o ataque em Aleppo com bomba de cloro e outro sobre orientacoes caseiras para se obter reacoes quimicas explosivas. Um questionario individual foi aplicado com o objetivo de compreender o posicionamento previo dos alunos, e, para conduzir as atividades, os alunos foram divididos em grupos de figuras sociais, para que assim eles pudessem discutir e apresentar seus posicionamentos sobre o livre compartilhamento de informacoes nas midias. Os resultados demonstraram que atividade realizada foi bem aceita pela da turma, e que os videos usados contribuiram para construcao cognitiva e reflexao dos estudantes no espaco escolar.A tecnica da controversia controlada permite um ensino de quimica em uma perspectiva de formacao cidada,onde temas sociais podem ser discutidos no cotidiano da escola, com questoes e problemas que muitas das vezes nao sao valorizados em aulas tradicionais.

Referência(s)