Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O uso do Ecomapa na saúde como ferramenta pedagógica: um relato de experiência

2021; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 13; Issue: 10 Linguagem: Português

10.25248/reas.e8636.2021

ISSN

2178-2091

Autores

Domitília Bonfim de Macêdo Mihaliuc, Bárbara Louise Moreira Silva, Lúcia Helena Bueno da Fonseca, Walterlânia Silva Santos,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência docente na utilização do ecomapa, outrora empregado no âmbito da saúde, como ferramenta pedagógica de autoavaliação discente. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência, liderado por uma docente atuante de uma faculdade pública do Distrito Federal sobre a autoutilização do ecomapa em sala virtual com 47 discentes, de ambos os sexos, os quais cursavam o último ano de graduação em Enfermagem. Assim, a docente orientou a realização de uma atividade, para que os estudantes elaborassem dois ecomapas individuais. O primeiro retrataria suas relações antes do ensino remoto emergencial, já o segundo, o momento presente. Após isso, a docente refletiu sobre a ferramenta para compreender os vínculos dos discentes, e nortear suas práticas pedagógicas; sendo que a maioria tem fragilidades ou rompimento de vínculos. Considerações finais: Há a possibilidade de transferência de aplicação do ecomapa do setor da saúde para o acadêmico, como instrumento alternativo e inovador à reorganização docente no processo de desenvolvimento de conexões interpessoais no modelo de ensino virtual.

Referência(s)