Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A femininização do magistério no Ceará

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 30; Issue: 63 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p110-130

ISSN

2358-0194

Autores

Lia Pinheiro Barbosa, Mayara Gabrielli Pereira Marinho Rocha,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O presente artigo apresenta a consolidação da Feminização do Magistério a partir da análise do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos-FAFIDAM, em Limoeiro do Norte, Ceará. O percurso metodológico da pesquisa adentrou à análise dos elementos da formação das mulheres nos primeiros anos de funcionamento da FAFIDAM através dos dados coletados nos documentos oficiais, bem como daqueles obtidos por meio de entrevistas realizadas com mulheres que cursaram o curso de Pedagogia na FAFIDAM entre as décadas de 70, 80 e 90 do século XX. Visamos, ainda, compreender em que contexto sócio-histórico estas mulheres se inseriram no curso de Pedagogia e como a Instituição foi responsável pela consolidação dessa Feminização do Magistério. A análise dos dados indica que a consolidação da Feminização do Magistério no curso de Pedagogia da FAFIDAM se deu por dois fatores em si antagônicos: para umas, a falta de oportunidades de traçar outros caminhos acadêmicos e, para outras, uma “vocação” atrelada ao desejo pessoal, fruto de uma construção familiar e/ou social para o magistério.

Referência(s)