O RACIOCÍNIO LÓGICO DEDUTIVO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO

2017; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Márcio André Martins, Samuel Francisco Huf, Élida Maiara Velozo de Castro, Cibelli Batista Belo,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Considera-se o desenvolvimento de abordagens pedagogicas com o objetivo de identificar raciocinios silogisticos na obtencao de conclusoes e na deteccao de falacias ou incoerencias, com tres grupos de estudantes – com a Educacao Infantil, com os anos finais do Ensino Fundamental e com o Ensino Medio. O contexto educacional pesquisado foi o ensino da Geometria, considerando as habilidades de discriminacao visual, memoria visual e a decomposicao de campo. A investigacao seguiu a perspectiva qualitativa por meio de observacao participante, norteada pela questao: o que se mostra sobre o raciocinio dedutivo no estudo da Geometria? Os resultados evidenciam a ocorrencia de regras de inferencia logica, o desenvolvimento de argumentacoes baseadas em afirmacao (Modus Ponens), negacao (Modus Tollens) e transitividade (Silogismo Hipotetico).

Referência(s)