
Implantação de Melhorias de Processos do Registro Acadêmico de uma Universidade Federal através da Técnica BPMN (Business Process Model And Notation)
2021; Linguagem: Português
10.14488/enegep2021_tn_sto_359_1852_42132
ISSN2594-9713
AutoresLeandra Dias Pinto Martins, Alexandre Ferreira de Pinho,
Tópico(s)Big Data and Business Intelligence
ResumoNo atual contexto de modernizacao e inovacao, as empresas tem cada vez mais recorrido a melhorias de processos e novas Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TIC’s) para alcancarem maior eficiencia operacional, tatica e estrategica. No âmbito publico, os orgaos governamentais, empresas e instituicoes publicas tem buscado aplicar novas formas de gestao, novas tecnologias, sistemas e metodos de trabalho, visando maior efetividade dos recursos publicos aplicados em programas governamentais, rotinas administrativas e servicos oferecidos aos cidadaos. Embora seja uma das areas de maior relevância nas universidades por ser responsavel por apontamentos primordiais como a matricula de ingresso e a Colacao de Grau, a area de Registro Academico ainda e pouco explorada como objeto de pesquisa em gestao. O objetivo deste trabalho e descrever e analisar a aplicabilidade e a relevância da notacao BPMN para a gestao dos processos de Registro Academico da Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI). Os objetivos especificos sao: identificacao de pontos passiveis de aperfeicoamento e possiveis melhorias nos processos do Registro Academico da Graduacao da UNIFEI; representacao grafica (mapas) dos processos do Registro Academico (antes e apos as melhorias). Como uma pesquisa aplicada, o trabalho foi conduzido pelo metodo da pesquisa-acao, tendo em vista a intervencao no objeto de estudo de forma cooperativa, para resolucao de problemas e contribuicao para a base do conhecimento. Os resultados entregues foram os mapas dos 03 processos, conforme diagnosticados antes das melhorias implementadas (1o ciclo da pesquisaacao), e apos as melhorias implementadas (2o ciclo da pesquisa-acao). Os processos administrativos de suspensao de curso de graduacao (trancamento de semestre letivo); desligamento de curso de graduacao (cancelamento de matricula) e colacao de grau extraordinaria foram escolhidos devido ao alto volume de demanda por estes servicos, e pela possibilidade de aplicabilidade imediata das melhorias. As repercussoes perceptiveis para a rotina do setor foram: eliminacao de filas de espera para atendimento das demandas; melhor fluidez do fluxo das informacoes; maior eficiencia, transparencia, gerenciabilidade e integracao com os outros setores envolvidos nos processos; percepcao de maior constância e continuidade da rotina administrativa dos setores envolvidos com os processos aprimorados.
Referência(s)