Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar

2019; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Issue: 13 Linguagem: Português

10.31501/esf.v0i13.10416

ISSN

2446-6190

Autores

Wilder Kléber Fernandes de Santana, Avlairam Araújo Cabral, Maria Bernardete da Nóbrega,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho investigou o uso do Blog enquanto ferramenta tecnológica no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, ao analisar os benefícios de seu uso em sala de aula, desse modo conferindo os avanços ocorridos com a inclusão do blog no contexto educacional escolar. Um de nossos propósitos é averiguar como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante NTIC’s podem ser utilizadas para agenciar as práticas pedagógicas. Nossa pesquisa fundamentou-se nos postulados de Velihovetchi e Velihovetchi (2011), Ribeiro (2009), Kenski (2007) e Valente (1993), dentre outros, os quais subsidiam nossos dizeres. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, de cunho qualitativo interpretativo. Como resultado a pesquisa revelou que, na atual conjuntura educacional, o blog tem grande potencial para ser utilizado como recurso educacional, inclusive como ferramenta de apoio em sala de aula por várias faixas-etárias, desde o infantil até o ensino médio. Tal esfera midiática se constitui como um canal de comunicação pluridiscursivo, e heterogêneo e multifacetado. A utilização do blog na sala de aula expande o olhar do professor, por suas múltiplas possibilidades e potenciais pedagógicos, viabilizando aos sujeitos responsivo-ativos, professores e alunos, um espaço polissêmico de atualização mutualidade no compartilhamento de conhecimento.

Referência(s)