
A docência em diálogo: relatos de uma atividade na formação inicial de professores de ciências - química
2021; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29327/269504.3.2-13
ISSN2596-1640
AutoresPatrícia Rosinke, Felício Guilardi, Janaína Trindade Franco, Isabél Andrieli Rieger, Jhonathan Souza Trampusch,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho apresenta um diálogo constituído no componente curricular de Práticas de Ensino de Química, no curso de Formação de Professores de Ciências e Matemática: Habilitação em Química, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop. Após levantamentos e discussões sobre experiências de práticas, oriundas de oportunidades de estágios, foi possível construir um questionário que permitirá uma sondagem, a nível de estado, sobre as condições da atuação do Professor de Química, considerando avanços e dificuldades. Em continuidade, à produção do questionário, cada licenciando produziu uma escrita a respeito do aspecto que mais lhe chamava atenção, ou que estava mais diretamente relacionado à sua experiência. Os principais aspectos ressaltados estiveram voltados para questões de experimentação, sendo que outros também foram elencados. Com base nas escritas foi possível almejar a produção deste trabalho. Deseja-se que, com este amadurecimento, possamos ampliar os referenciais de análise futura do questionário a ser aplicado a professores de Ciências e Química da região.
Referência(s)