Artigo Acesso aberto

Análise do trabalho psicopedagógico em uma instituição de ensino público de Rio Verde Goiás

2021; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/trabalho-psicopedagogico

ISSN

2448-0959

Autores

Maria Cristina Campos Saraiva, Vanéria Sousa Martins,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As diversas discussões sobre inclusão e acessibilidade permitiram que crianças, adolescentes, jovens e adultos pudessem ter o direito de frequentar uma escola com qualidade. O presente estudo justificou-se na desafiadora prática existente para a permanência do aluno que necessita de atendimento educacional especial na escola e teve como objetivos analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no AEE (atendimento educacional especializado) e pelos professores regentes para os alunos com necessidades educacionais especiais e conhecer as necessidades e as potencialidades dos alunos. Tendo como questão norteadora desse trabalho: Quais as principais práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da educação especial para um bom resultado na tarefa desenvolvida? O estudo caracterizou-se pela metodologia de pesquisa de campo, que envolveu uma amostra com 22 alunos de uma escola pública de Rio Verde, com necessidades educacionais especiais com idade entre 11 e 22 anos. A pesquisa foi realizada durante o terceiro bimestre do ano letivo de 2018 com duração de 8 semanas. Dessa forma, conclui-se que são necessários novos estudos que investiguem as causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos com a utilização de diferentes práticas metodológicas.

Referência(s)