Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Religião e ensino religioso na escola

2021; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34019/2236-6296.2020.v23.32480

ISSN

2236-6296

Autores

Arnaldo Érico Huff Júnior,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O texto pretende tratar de alguns dos problemas centrais que envolvem a presença da religião e do Ensino Religioso na escola. As questões principais dizem respeito ao objeto do ensino religioso e à natureza de sua epistemologia. O Ensino Religioso deve ser o ensino de religião? Pressupostos religiosos, como a crença em Deus, estão implicados no Ensino Religioso? O Ensino Religioso na escola é, afinal, religioso ou acadêmico? Qual sua relação com as demais disciplinas das Humanidades? E com a Ciência da Religião? Qual o conceito de religião implicado no Ensino Religioso? Estas são as perguntas centrais discutidas no artigo. A opinião sustentada é de que o objeto do Ensino Religioso é a religião enquanto fenômeno humano e que a epistemologia da disciplina pertence ao campo das Humanidades, especificamente à Ciência da Religião.

Referência(s)
Altmetric
PlumX