Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Regime especial de atividades não presenciais: a pandemia acentuando as desigualdades na educação infantil

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14393/repod-v10n3a2021-63453

ISSN

2238-8346

Autores

João Vitor Santos Silva, Klívia de Cássia Silva Nunes, Raquel Aparecida Souza, Rogéria Moreira Rezende Isobe, Valéria Moreira Rezende,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O artigo resulta de pesquisa que teve como objetivo analisar a oferta do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) para a educação infantil, a partir da percepção das professoras de escolas públicas do município de Santa Vitória, Minas Gerais. A pesquisa qualitativa utilizou-se do questionário para coleta de dados. Os resultados apontam inúmeros desafios enfrentados pelas docentes dentre os quais a falta de condições objetivas para viabilizar o ensino, uma vez que muitos professores e alunos não têm acesso à internet de qualidade e nem sempre possuem o domínio no manejo de aplicativos e plataformas digitais. Concluímos que o ensino não presencial deflagra o notório processo de exclusão digital em decorrência da exacerbada desigualdade social que marca a sociedade brasileira.

Referência(s)