Artigo Produção Nacional

Escritoras ítalo-africanas e uma proposta decolonial para a educação linguística em italiano

2021; Volume: 22; Issue: 52 Linguagem: Português

ISSN

1981-4755

Autores

Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa, Doris Cristina Vicente da Silva Matos,

Tópico(s)

Italian Literature and Culture

Resumo

Este artigo, inserido na area da Linguistica Aplicada, tem o proposito de apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou a elaboracao de uma proposta de trabalho que visa a promocao de uma Educacao Linguistica que possibilite o desenvolvimento do pensamento decolonial dos aprendizes de italiano em contexto brasileiro. Para tanto, propomos um trabalho a partir das obras literarias das escritoras que narram e contam as historias de paises que outrora foram colonizados e ocupados pela Italia e que historicamente sao negligenciados, invisibilizados e silenciados, tais como: Etiopia, Eritreia e Somalia. Para o desenvolvimento deste trabalho foi imprescindivel o dialogo com pesquisadoras e pesquisadores que defendem a necessidade de um giro epistemologico e decolonial, assim como foi essencial estabelecer uma relacao com aquelas e aqueles que compreendem a importância da Literatura para o processo de ensino e aprendizagem de linguas estrangeiras, nesse caso em especial, a lingua italiana. Os registros realizados demonstram que a insercao da Literatura das escritoras Elisa Kidane, Ermina Dell’oro, Gabriella Ghermandi e Igiaba Scego, dentre outras, nas aulas de italiano possibilita o desenvolvimento de atividades didaticas potencialmente decoloniais, suleamento desse saber e, consequentemente, mudancas de paradigmas que viabilizarao pensar em ensino a partir do Sul.

Referência(s)