
Modalidades e classificações da simulação como estratégia pedagógica em enfermagem: revisão integrativa
2021; Volume: 14; Linguagem: Português
10.25248/reaenf.e8829.2021
ISSN2674-7189
AutoresIsabela Meira Pereira, Juliana da Silva Garcia Nascimento, Daniela da Silva Garcia Regino, Fabiana Cristina Pires, Kleiton Gonçalves do Nascimento, Tainá Vilhar Siqueira, Maria Célia Barcellos Dalrí,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: Compreender as modalidades e classificações da simulação como estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolver competências clínicas em enfermagem. Métodos: Revisão integrativa, realizada em junho de 2021, nas fontes: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Scopus e Educational Resources Information Center, sustentada pelo programa Rayyan para seleção dos manuscritos e pelo referencial da Análise de Conteúdo. Resultados: Nas bases de dados identificaram-se 1271 artigos e selecionaram-se oito para a amostra final. Elaboraram-se duas categorias: modalidades e classificações da simulação e habilidades desenvolvidas pela simulação. Destacaram-se a simulação clínica; virtual; híbrida e multimodal, classificadas de acordo com o ambiente de simulação, instrumentos adotados, categoria profissional envolvida e nível de fidelidade do cenário. A simulação virtual viabiliza-se por computador, jogos sérios e telessimulação. As principais habilidades desenvolvidas são cognitivas (conhecimentos), psicomotoras (procedimentais) e atitudinais (sentimentos). Considerações finais: A simulação clínica é a modalidade usualmente adotada para o ensino na enfermagem e há uma crescente valorização dos aspectos atitudinais/afetivos dos aprendizes na simulação.
Referência(s)