Artigo Acesso aberto

Análise do Arrasto nos Aerofólios GOE 448, GOE 802 e FX 84-W-127/ Drag Analysis on GOE 448, GOE 802 and FX 84-W-127 Airfoils

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n9-089

ISSN

2525-8761

Autores

Rodrigo Silva Nunes, Anna Paula Bechepeche,

Tópico(s)

Air Traffic Management and Optimization

Resumo

O arrasto é a resistência ao avanço que todo corpo com massa sofre devido a densidade do fluido em que ele se desloca. No mundo atual com ideias ambientalistas e procura por redução de custos na operação de aeronaves, através da redução da queima de combustíveis fósseis, faz-se necessário o estudo sobre a eficiência das asas. Entre os três modelos de domínio público que são utilizados na aviação experimental, esse estudo tem como objetivo encontrar o perfil de asa com menor produção de arrasto. Com um túnel de vento e aplicação de fumaça, foi possível visualizar o comportamento do ar e a ação do arrasto em diferentes angulações, simulando situações reais em voo e permitindo a comparação entre eles. O aerofólio GOE 802 foi o que apresentou melhores resultados, produz menor arrasto e consequentemente necessita de menor força de tração para o seu deslocamento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX