Aspectos morfológicos da glândula molar em leão (Panthera leo)/ Morphological aspects of the molar gland in lion (Panthera leo)
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n9-090
ISSN2525-8761
AutoresEliesse Pereira Costa, Fabiano da Silva Flores, Guilherme Rech Cassanego, Priscila Inês Ferreira, Josiele Milena de Souza, Luciana Silveira Flôres,
Tópico(s)Bone and Dental Protein Studies
ResumoO conhecimento morfológico das glândulas salivares é importante nas espécies silvestres e domésticas. As glândulas salivares dos felinos são mandibulares, parótida, sublingual, zigomática e molar. As glândulas molares são um total de duas no leão (Panthera leo), com secreção predominante mucosa. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi descrever anatomicamente a glândula molar. O presente trabalho foi realizado no laboratório de anatomia na Universidade Federal de Santa Maria. Foi dissecada uma cabeça de uma leoa (Panthera leo) de vinte e três anos que pertencia a um criadouro de Santa Maria/RS. Fixou-se e realizou-se a dissecação das glândulas molares de ambos os lados da face, com rebatimento da pele, do músculo platisma e remoção do músculo subcutâneo. A forma, posição e a relação das glândulas foram observadas. Com a fita métrica foram realizadas medidas da extremidade do nariz até o ponto mais alto da crista nucal (Medida A), desta até o ponto médio entre os ângulos mediais dos olhos (Medida B), e de uma linha reta transversal partindo do processo angular da mandíbula até o dorso da cabeça (Medida C). Mediram-se também com auxílio de um parquímetro o comprimento, a largura e a profundidade das glândulas. Logo, a glândula molar apresentou uma forma retangular alongada, com medidas proporcionais em relação ao tamanho da cabeça, de 1/6 a 1/7 do comprimento, e de 1/16 a 1/23 da largura.
Referência(s)