Artigo Acesso aberto

Aspectos morfológicos da glândula molar em leão (Panthera leo)/ Morphological aspects of the molar gland in lion (Panthera leo)

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n9-090

ISSN

2525-8761

Autores

Eliesse Pereira Costa, Fabiano da Silva Flores, Guilherme Rech Cassanego, Priscila Inês Ferreira, Josiele Milena de Souza, Luciana Silveira Flôres,

Tópico(s)

Bone and Dental Protein Studies

Resumo

O conhecimento morfológico das glândulas salivares é importante nas espécies silvestres e domésticas. As glândulas salivares dos felinos são mandibulares, parótida, sublingual, zigomática e molar. As glândulas molares são um total de duas no leão (Panthera leo), com secreção predominante mucosa. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi descrever anatomicamente a glândula molar. O presente trabalho foi realizado no laboratório de anatomia na Universidade Federal de Santa Maria. Foi dissecada uma cabeça de uma leoa (Panthera leo) de vinte e três anos que pertencia a um criadouro de Santa Maria/RS. Fixou-se e realizou-se a dissecação das glândulas molares de ambos os lados da face, com rebatimento da pele, do músculo platisma e remoção do músculo subcutâneo. A forma, posição e a relação das glândulas foram observadas. Com a fita métrica foram realizadas medidas da extremidade do nariz até o ponto mais alto da crista nucal (Medida A), desta até o ponto médio entre os ângulos mediais dos olhos (Medida B), e de uma linha reta transversal partindo do processo angular da mandíbula até o dorso da cabeça (Medida C). Mediram-se também com auxílio de um parquímetro o comprimento, a largura e a profundidade das glândulas. Logo, a glândula molar apresentou uma forma retangular alongada, com medidas proporcionais em relação ao tamanho da cabeça, de 1/6 a 1/7 do comprimento, e de 1/16 a 1/23 da largura.

Referência(s)
Altmetric
PlumX